OBSERVAÇÕES GERAIS IMPORTANTES:
INTIMAÇÃO DEVEDOR
Requerimento do credor, com assinatura reconhecida ou assinado digitalmente, contendo: nome e qualificação dos devedores fiduciantes (e de seus cônjuges, se forem casados); endereço completo para realização das intimações; declaração de que já decorreu o prazo de carência estipulado no contrato; e nome completo e número do CNPJ do credor fiduciário, dispensada a indicação de outros dados qualificativos;
O QUE É MATRÍCULA?
A matrícula é o ato praticado no Registro de Imóveis que individualiza o imóvel, identificando-o por meio de sua correta localização e descrição. É na matrícula do imóvel que são lançados todos os atos de registro e averbação, mostrando a real situação jurídica do imóvel.
A partir da apresentação dos títulos ao Oficial, o prazo legal para registro é de 20 dias úteis e a primeira qualificação registral deverá ser feita em até 10 dias úteis. Entretanto, o Registro de Imóveis 1º Ofício registra os títulos em tempo bem inferior ao prazo legal.
Por ocasião do primeiro registro de título envolvendo imóvel objeto de transcrição pertencente a esta Circunscrição Imobiliária, para a abertura de matrícula são indispensáveis os requisitos dispostos nos artigos 176 e 225 da Lei no 6.015/73 e artigos do CN, o que exigirá averbação de dado(s) não constante(s) na transcrição.
Características e confrontações, localização, área, logradouro, número, bairro, quarteirão e designação cadastral, se houver.
Pessoa Natural/Física: Nome, domicílio, nacionalidade, estado civil, profissão e o número do CPF. Sendo casado, também deve constar o regime de bens e data do casamento, nome, RG e CPF do cônjuge.
Pessoa jurídica: Razão social, sede social e número do CNPJ.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
A averbação é o ato praticado no Registro de Imóveis que altera a situação do imóvel ou das pessoas a que o imóvel se vincula, ou seja, modifica, altera ou extingue os atos de registro constantes na matrícula ou o imóvel.
Os atos de averbação estão listados no inciso II do art. 167 da Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973), os quais serão averbados no Livro nº 2 (Registro Geral) ou no Livro nº 3 (Registro Auxiliar) do Registro de Imóveis.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de regime diverso do legal, apresentar ainda:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Se houver partilha dos bens, apresentar ainda:
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Obs.: caso os imóveis confrontantes não possuam matrícula, juntar resultado de busca, em original ou cópia autenticada; e ainda:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Para o cancelamento:
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
Somente para a cláusula de incomunicabilidade:
Se houver nova alienação (venda, doação etc.), o novo proprietário poderá requer o cancelamento da incomunicabilidade, mediante:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
POR MORTE
POR RENÚNCIA
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.”
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
O registro é o ato praticado no Registro de Imóveis que constitui o direito de propriedade sobre o imóvel.
Os atos de registos estão listados expressamente no inciso I do art. 167 da Lei dos Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973), os quais são registrados/inscritos no Livro nº 2 (Registro Geral) ou no Livro nº 3 (Registro Auxiliar) do Registro de Imóveis.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
No requerimento devem constar:
Em caso de imóvel da CODEM:
Em caso de imóvel da União:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de cédula de crédito bancária:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de imóvel da CODEM:
Em caso de imóvel da União:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de primeira aquisição dos compradores, apresentar ainda:
Se o comprador ou vendedor for pessoa jurídica, apresentar ainda:
Em caso de imóvel da CODEM:
Em caso de imóvel da União:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de imóvel da União:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Certidões negativas do proprietário do terreno e do incorporador:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Obs.: se for pessoa jurídica, juntar prova de representação, em original ou cópia autenticada
Se a construção ainda não estiver concluída:
Se a construção já estiver concluída:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de imóvel da União:
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Em caso de imóvel da União:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Caso o pacto tenha sido celebrado em outra cidade:
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
OU
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Obs.: Em caso de mudança de circunscrição: apresentar certidão de inteiro teor atualizada, (expedida há no máximo 30 dias contados da data do protocolo) pelo Cartório de origem.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
No requerimento ou petição devem constar:
Se algum requerente ou confrontante for pessoa jurídica, apresentar os seguintes documentos:
Se algum requerente ou confrontante estiver representando por procuração com poderes especiais:
Se algum requerente ou confrontante for analfabeto, constituir procurador por instrumento público.
*** DOCUMENTOS MÍNIMOS ***
Caso não conste na petição inicial a qualificação completa das partes:
Sentença de homologação com trânsito em julgado, em original ou cópia autenticada pela vara competente;